RPG – Reeducação Postural Global




RPG consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano. O método identifica e alonga os músculos que firmam a postura, permitindo sua reorganização e reequilíbrio. São exercícios práticos que contribuem para dar mais forma ao corpo, previnem contra as eventuais consequências da má postura – como no caso de jovens e crianças – e também combatem as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.

A RPG age contra diversas patologias que podem ser tratadas com fisioterapia como dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares. Pode ser aplicada no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo) e problemas de períneo (como a incontinência urinária).

É indicado a indivíduos de todas as idades.



FUNDAMENTOS DA RPG

É uma técnica original, mas se fundamenta em 3 princípios já reconhecidos:

• Individualidade – Ninguém sofre da mesma forma, cada pessoa é única e reage de maneira diferente, não sendo indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade;

• Causalidade – Onde a verdadeira causa do problema pode estar distante do seu sintoma, não devendo se tratar apenas o local da dor;

• Globalidade – Tratamento do corpo humano como um todo, sendo um trabalho corporal ativo levando em conta 8 posições que colocam o corpo todo em estreitamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam.